A análise do fluxo de caixa permite ter uma visão clara da situação financeira do seu negócio e ajuda a traçar estratégias para o crescimento da empresa ou reverter possíveis situações negativas.
Se o resultado do banco no final do mês é negativo, o empreendedor precisa identificar se é um resultado sazonal, se são as estratégias do comercial ou a falta delas, a produtividade dos funcionários ou está relacionado com a margem de lucro.
Outro problema muito comum nas empresas é a falta de disciplina, quando não registramos o fluxo de caixa diariamente, o empreendedor não toma conhecimento da dimensão dos seus gastos, não tem um planejamento das contas à receber e contas à pagar, ocasionando um acúmulo de dívidas.
Para fugir desses problemas, confira algumas dicas que podem auxiliar no controle do fluxo de caixa:
- registre e categorize todas as movimentações (registre todas as contas à pagar e à receber) para evitar que existam desencaixes nos pagamentos e recebimentos;
- defina períodos para controlar seu fluxo de caixa;
- analise o retorno com a venda de produtos e serviços e avalie seu capital de giro;
- planeje e gerencie o estoque para que não seja um capital imobilizado e você possa aproveitar outras oportunidades mais lucrativas;
- na sua política comercial, defina os padrões de crédito para seus clientes.